TEMOS PRONTO - PTI - “PROJETO DE ENSINO". PEDAGOGIA 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804
TEMOS PRONTO - PTI - “Uma gestão participativa em ambientes digitais". PEDAGOGIA 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804
semestre: 8 dos cursos de PEGAGOGIA
Trecho " 1. APRESENTAÇÃO
O presente manual oferece orientações aos acadêmicos do Pedagogia sobre a
elaboração do Projeto de Ensino, cuja finalidade é proporcionar uma reflexão que
possa unir os saberes do aluno às contribuições da ciência, para promover o seu
desenvolvimento intelectual e o aprofundamento dos conteúdos aliados às vivências
realizadas durante o curso. Desse modo, busca-se contribuir com o pensamento
acadêmico e a realidade estudada. Para isso, propõe-se aos alunos a elaboração de
um projeto direcionado para contextos educativos.
Diante de sua importância para a formação docente, entende-se que o Projeto
de Ensino é condição para que o aluno receba o diploma de conclusão de curso. Nesse
sentido, é avaliado por um tutor a distância, que atribui uma pontuação de acordo
com os critérios de avaliação estabelecidos. Além disso, parte da pontuação do
Projeto de Ensino é composta da apresentação oral.
É importante reforçar que o Projeto de Ensino se constituirá de uma elaboração
teórica que não precisará ser, efetivamente, aplicada ao contexto educativo.
2. CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO
Na perspectiva de Vasconcellos (2002, p. 97), um projeto de ensino transcende
a noção de um mero “plano”, possuindo um “significado mais vivo, dinâmico e
potencialmente mobilizador”. Trata-se, segundo o autor, de um conceito que
remete a um “processo de reflexão, de construção das representações e da
colocação em prática”, o que evidencia a sua relação direta com a atuação docente.
A qualidade de um projeto de ensino, característica que leva à sua
efetividade, está atrelada à sua articulação “à realidade dos educandos, à essência
significativa da área do saber, aos outros educadores (trabalho interdisciplinar) e à
realidade social mais geral” (VASCONCELLOS, 2002, p. 103). Dessa forma, elaborar um
projeto de ensino vai muito além da mera seleção de conteúdos e redação de planos
de aula; a elaboração de um projeto de ensino envolve todo um processo de
construção do conhecimento, pautado em uma série de variáveis para as quais se
Projeto de Ensino Pedagogia
deve atentar, sintetizadas, conforme Vasconcellos (2002), em três dimensões:
análise da realidade;
projeção de finalidades;
formas de mediação.
Em síntese, por meio da organização de um projeto de ensino,
busca-se (i) compreender determinado contexto de atuação pedagógica
(comunidade, escola, alunos); (ii)delimitar o alcance das ações previstas em
sua execução (objetivos, metas, resultados esperados) e (iii) definir os
procedimentos necessários e adequados ao seu desenvolvimento
(metodologias, recursos).
A partir dessas premissas, para a elaboração de seu projeto, o
acadêmico deve considerar os seguintes elementos:
Tema;
Justificativa;
Participantes;
Objetivos;
Problematização;
Referencial Teórico;
Conteúdos Curriculares;
Metodologia;
Cronograma;
Recursos;
Avaliação;
Referências.
Os livros das diversas disciplinas cursadas na graduação são uma fonte
importante de informação. Os conteúdos estudados nesses componentes
curriculares ajudarão na escolha e interligação dos temas que podem ser
contemplados no projeto.
Projeto de Ensino Pedagogia
2.1 TEMA
Um tema, segundo Marconi e Lakatos (2003, p. 44), é um “assunto que se
deseja provar ou desenvolver” ou, ainda, em expressão evocada pelas autoras, “uma
dificuldade ainda sem solução”. A escolha de um tema está balizada,
frequentemente, por fatoresinternos (afinidade pessoal, compatibilidade com a
área) ou externos (tempo, acesso a materiais etc.) (MARCONI; LAKATOS, 2003).
O tema do Projeto de Ensino deve ser direcionado para o ensino em
contextos educativos, de acordo com a habilitação de seu curso, contemplando as
principais questões que perpassam o processo de ensino e aprendizagem. Deve ser
uma proposta de educação que pretende uma aprendizagem mais ativa e
participativa dos alunos.
Você deverá construir uma proposta que desenvolva as habilidades e
competências inerentes ao trabalho realizado pelo docente e que possibilite o
domínio pedagógico do conteúdo e ou a gestão escolar que trabalha com a
organização e acompanhamento dos processos da educação em espaços formais e
não formais.
É importante que o projeto de ensino se efetive como um instrumento para
a construção de novos conhecimentos, no intuito de formar indivíduos com uma
visão mais global da realidade.
O enfoque deverá apresentar coerência com a habilitação que o seu curso
proporciona, tendo como referência os estudos realizados no seu percurso.
Ao selecionar o tema, é importante atentar para questões como:(...)"
envio efetuado por e-mail ou WhatsApp imediatamente após confirmação de pagamento (transferência ou cartão, entrega imediata - se for via boleto, apenas após compensar).
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
valor: R$50,00.
para efetuar o pagamento via transferência bancária (CAIXA, BRADESCO, NUCONTA, INTER, BANCO DO BRASIL) solicite a conta de sua preferência no e-mail ou whatsapp ou, se preferir, pague pelo Mercado Pago clicando AQUI (boleto ou cartão, inclusive parcelamento).
em seguida envie um e-mail com o título do trabalho adquirido e o comprovante de pagamento (print ou foto) para: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou WHATSAPP (88) 99867-4804
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.
temos referências.
DÚVIDAS, SOLICITAÇÕES DE OUTROS TRABALHOS E DEMAIS DEMANDAS, BASTA ENVIAR UM E-MAIL PARA: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou chamar no whatsapp acima.
Comentários
Postar um comentário