TEMOS PRONTO - PTI - “A reinvenção das vendas: As estratégias das empresas brasileiras para gerar receitas na pandemia de COVID-19”. ADMINISTRAÇÃO 2020 - WHATSAPP (88) 99867-4804
TEMOS PRONTO - PTI - “A reinvenção das vendas: As estratégias das empresas brasileiras para gerar receitas na pandemia de COVID-19”. ADMINISTRAÇÃO 2020 - WHATSAPP (88) 99867-4804
semestre: 7/8º flex do curso de ADMINISTRAÇÃO
Trecho "Leitura e interpretação da SGA
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à
elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância,
considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental
para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação
profissional. Nessa produção textual deverá então ser considerada a seguinte problemática: “A
reinvenção das vendas: As estratégias das empresas brasileiras para gerar receitas na pandemia de
COVID-19” apresentada na sequência.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
A reinvenção das vendas: As estratégias das empresas brasileiras para gerar receitas na
pandemia de COVID-19”
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Besanko et al. (2006) definem estratégia não como sendo respostas de adaptação às
mudanças no ambiente onde operam e, sim, como os princípios das empresas em relação ao
ambiente que as cerca. Todavia, os autores enfatizam que uma estratégia bem-sucedida é resultado
da aplicação destes princípios, que sempre devem ser consistentes, às condições empresariais que
estão em permanente mutação (FERNANDES et al., 2015; BESANKO et al., 2006).
A estratégia bem-sucedida, dado seu caráter inovador, denomina-se como estratégia
emergente. Mintzberg et al. (2010) a caracteriza como sendo aquela na qual a gestão se apresenta
como um desafio na administração estratégica dos dias atuais, visto que, quando emerge a necessidade de reorientação na empresa, torna-se um ímpeto sair de um cenário seguro para um
futuro não tão bem definido, em que muitas das antigas ações não se aplicam mais.
É neste momento de escolha (trade-off) que os gestores abandonam suas crenças, sejam
elas raízes de seus sucessos passados e desenvolvem novas habilidades e atitudes, situação exigente
para um estrategista (MINTZBERG et al., 2010). Todavia, Rodrigues (2016) salienta que a estratégia
emergente é essencialmente reativa, nascendo das respostas e ameaças competitivas, onde a
rapidez de adequação das mesmas irá sustentar a agilidade competitiva, tal como a que o mundo
enfrenta com a Covid-19 nos dias atuais.
As vendas e comercialização de produtos e serviços que anteriormente eram realizadas
majoritariamente em lojas com pessoas atendendo aos clientes (meio físico) teve que migrar para o
ambiente virtual valendo-se de sites próprios (marketplace4), redes sociais e Whatsapp quase
instantaneamente.
Muitos negócios já possuíam sites, no entanto estes eram inicialmente de informação e
propaganda, mas tiveram que ser readequados para suportar as vendas virtuais. Essa nova situação
impõe a todos estes atores do processo a repensarem sobre as estratégias mais eficientes para
manter as engrenagens da economia em funcionamento. Ou seja, inovar, desenvolver e ampliar
canais que permitam realizar vendas de forma eficiente, cômoda e segura aos consumidores para
que fluxo financeiro mantenha-se e garanta a existência das empresas no período pós-pandemia.
Os consumidores, pelo distanciamento social, vêm evitando as lojas físicas, bares e
restaurantes. Estes por sua vez, estão sofrendo as consequências das restrições ao funcionamento e
a queda nas vendas. Como resultado, o mercado de delivery vem crescendo para equalizar esta
situação.
Serviços de delivery de alimentos como Uber Eats, ifood e Rappi cresceram acima da média.
Segundo a Rappi, o mercado latino-americano cresceu 30% no primeiro bimestre de 2020 se
comparado ao mesmo período de 2019 impulsionado por pedidos em farmácias, restaurantes e
supermercados. Já o ifood e o Uber Eats informaram ser cedo para fazer estimativas do efeito da
Covid-19 sobre suas operações (EXAME, 2020; GATTIS, 2020; PODER360, 2020).
Em tempos onde o isolamento social é essencial, o e-commerce, que já apresentava uma
trajetória de crescimento no Brasil e no mundo, vem ampliando sua importância durante a pandemia
Covid-19 e certamente deverá manter-se em ascensão no período posterior a ela. Dessa forma, é
fundamental a estas empresas construir uma estratégia adequada para este canal de negócios, de
modo a aproveitar todas as oportunidades que se emergem no atual panorama. As empresas devem
ainda se atentar ao eminente aumento da utilização de Serviços de Atendimento, tendo em vista o
maior volume de consumidores iniciantes no mercado virtual pois eles devem apresentar mais
dúvidas e dificuldades no processo de compra. "
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Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
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