TEMOS PRONTO - PTI - “Relação teoria e prática no cotidiano da sala de aula”. PEDAGOGIA 2020 - WHATSAPP (88) 99867-4804
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Semestre: 4º/5º do curso de bacharelado em Administração
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. contem todas as tarefas solicitadas no manual.
Semestre: 4º/5º do curso de bacharelado em Administração
Trecho "A formação de professores é assegurada por legislação no Brasil, sendo assim, para atuar em
todas as etapas e modalidades da educação básica é necessário que o profissional da educação seja
licenciado. No que se refere à Educação Infantil e aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, contexto
formal de aprendizagem, regulamentado por lei, certificado e organizado segundo diretrizes
nacionais, o professor deverá ser Pedagogo. Esta formação se dá por meio da aquisição de
conhecimentos teóricos que irão embasar a futura ação pedagógica no contexto da escola. Para isso,
teoria e prática são aspectos que devem estar articulados na formação do professor, por serem
indissociáveis. A teoria é construída para responder as questões problematizadoras da realidade,
sendo a prática uma ação que precisa estar sustentada intencionalmente por uma teoria. Do ponto
de vista teórico, currículo e avaliação possuem relações estreitas, contudo na perspectiva das
práticas também estão implicados com um olhar que se tem do papel social da escola.
(....)
Carolina e Pedro são estudantes do curso de Pedagogia e acabaram de concluir o estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nesta universidade, após a conclusão deste momento da formação inicial, acontece uma atividade de compartilhamento de experiências, em duplas, tendo em vista que o futuro professor perceba as diferentes concepções docentes que compõem o cotidiano da escola. Dando início à atividade, Carolina fala para o colega que ao chegar na sala de aula em que efetivaria o estágio, a professora Lourdes pediu para ela se sentar na última carteira, para não atrapalhar o andamento das atividades. A estudante pontuou que a sala de aula é organizada em fileiras e os alunos não podem conversar sem a autorização da professora. Carolina também sinaliza que a professora pede para os alunos memorizarem os conteúdos, porque isso é sinal de aprendizagem, não sendo permitidos questionamentos no momento de suas explicações. A metodologia adotada pela professora se concretiza por meio da exposição de conteúdos, por isso, ela verbaliza e escreve os saberes a serem adquiridos na lousa, explicando, na sequência, como os exercícios serão realizados. Carolina também relata que o processo avaliativo se dá com a aplicação de uma prova ao final do bimestre, sendo tal instrumento avaliativo reconhecido como revelador de aprendizagens. Pedro fica surpreso com a experiência de Carolina, muito diferente da sua. (....) Após Carolina e Pedro trocarem essa experiência de compartilhamento de vivências, foi solicitado também, como mais uma atividade que compõe o período do estágio curricular, que eles apresentassem um texto reflexivo sobre as ações das professoras, o qual deveria estar fundamentado nas disciplinas que estudaram ao longo daquele semestre na universidade. O objetivo é que eles estabeleçam a relação teoria e prática a partir da identificação dos pressupostos teóricos que embasam a ação de ensinar, de aprender e de avaliar de ambas as professoras, pensando ainda sobre como pretendem atuar, quando estiverem no exercício da docência. Para isso, eles analisaram as ações de Lourdes e Melissa, fundamentando-as a partir do que fora estudado no semestre. O texto foi organizado a partir das seguintes reflexões: a. Em qual tendência pedagógica está embasada a prática de ensinar de cada uma das professoras? b. Diante do observado, acerca da forma de ensinar, como elas reconhecem a aprendizagem? Ou seja, o que é aprender para cada uma delas? c. Qual concepção avaliativa embasa a prática de Lourdes e Melissa?"
(....)
Carolina e Pedro são estudantes do curso de Pedagogia e acabaram de concluir o estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nesta universidade, após a conclusão deste momento da formação inicial, acontece uma atividade de compartilhamento de experiências, em duplas, tendo em vista que o futuro professor perceba as diferentes concepções docentes que compõem o cotidiano da escola. Dando início à atividade, Carolina fala para o colega que ao chegar na sala de aula em que efetivaria o estágio, a professora Lourdes pediu para ela se sentar na última carteira, para não atrapalhar o andamento das atividades. A estudante pontuou que a sala de aula é organizada em fileiras e os alunos não podem conversar sem a autorização da professora. Carolina também sinaliza que a professora pede para os alunos memorizarem os conteúdos, porque isso é sinal de aprendizagem, não sendo permitidos questionamentos no momento de suas explicações. A metodologia adotada pela professora se concretiza por meio da exposição de conteúdos, por isso, ela verbaliza e escreve os saberes a serem adquiridos na lousa, explicando, na sequência, como os exercícios serão realizados. Carolina também relata que o processo avaliativo se dá com a aplicação de uma prova ao final do bimestre, sendo tal instrumento avaliativo reconhecido como revelador de aprendizagens. Pedro fica surpreso com a experiência de Carolina, muito diferente da sua. (....) Após Carolina e Pedro trocarem essa experiência de compartilhamento de vivências, foi solicitado também, como mais uma atividade que compõe o período do estágio curricular, que eles apresentassem um texto reflexivo sobre as ações das professoras, o qual deveria estar fundamentado nas disciplinas que estudaram ao longo daquele semestre na universidade. O objetivo é que eles estabeleçam a relação teoria e prática a partir da identificação dos pressupostos teóricos que embasam a ação de ensinar, de aprender e de avaliar de ambas as professoras, pensando ainda sobre como pretendem atuar, quando estiverem no exercício da docência. Para isso, eles analisaram as ações de Lourdes e Melissa, fundamentando-as a partir do que fora estudado no semestre. O texto foi organizado a partir das seguintes reflexões: a. Em qual tendência pedagógica está embasada a prática de ensinar de cada uma das professoras? b. Diante do observado, acerca da forma de ensinar, como elas reconhecem a aprendizagem? Ou seja, o que é aprender para cada uma delas? c. Qual concepção avaliativa embasa a prática de Lourdes e Melissa?"
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